Núcleo Clínico

 

O Instituto Casa do Todos pratica o tratamento clínico através de programas que envolvem cuidados terapêuticos por meio da escuta sobre a necessidade do atendido. São eles:

  • Atendimento psicoterapêutico Individual: É um espaço de acolhimento ao sofrimento psíquico. Apoia o atendido para lidar com seus anseios, medos, angústias e dificuldades, favorecendo o crescimento, amadurecimento e desenvolvimento pessoal.

  • Atendimento psicoterapêutico em Grupo:  Reúne pessoas diferentes, cada um com sua singularidade, seu potencial, suas limitações, seus valores. O atendido vai construindo sua dinâmica própria por meio do diálogo e da comunicação de seu ponto de vista nas situações postas ao grupo. Aqui no Instituto acontecem quatro grupos terapêuticos para diferentes públicos.

       

  • Arteterapia: Focada no autoconhecimento, a arteterapia é capaz de estimular a expressão, a espontaneidade, a comunicação e, principalmente, o trabalho com a criatividade. Possuí um potencial curativo. Busca transformar conteúdos inconscientes em  imagens e, por meio do simbólico, possibilita o surgimento de  conteúdos  internalizados.

  • Acompanhamento Terapêutico (AT): O acompanhante terapêutico (AT) é um dispositivo no tratamento em saúde mental que caminha junto ao sujeito (seja ele criança, adolescente, adulto ou idoso) escutando-o em sua singularidade. O AT respeita a posição singular e subjetiva, os desejos da pessoa acompanhada, apoiando-a nos acontecimentos do cotidiano e na sustentação dos laços que estabelece nas relações.

  • Constelação Familiar: Sistema terapêutico criado por Bert Hellinger para tratar questões físicas, mentais e emocionais a partir da visão fenomenológica.  Através desta prática é possível identificar e modificar a dinâmica familiar interna que pode estar atrapalhando o desenvolvimento individual. 

 - Brincando: Voltado para crianças onde o brincar com outras crianças é valorizado e mediado por terapeutas. A relação das crianças com o espaço físico e com o grupo possibilita que elas construam um mundo psíquico e de aprendizagens de forma natural e espontânea. 

- Tamo Junto: Entre a infância e a adolescência. Entre a adolescência e a juventude. O "Tamo Junto" oferece aos adolescentes (entre 12 e 17 anos) encontros semanais, em diversas oficinas, onde os jovens podem vivenciar a construção da identidade, perceber como sua existência afeta o outro e desenvolver ferramentas internas para resolução de conflitos na escola, família e no seu mundo interno.

 

 - Ta ta tum  Roda das Emoções: Terapêutica que abre um espaço para o  diálogo e para a linguagem singular fazer-se presente.  Os sentimentos surgem e fazem sua marca. Nesta roda todos podem, em liberdade, expressar o que emerge da forma que lhe for mais confortável. 

 - Pensando Alto:  É um grupo terapêutico que provoca os participantes a falarem tudo o que pensam e sentem. Inspirado na regra fundamental da psicanálise, a associação livre, compartilhamos nossos nossos desejos e frustrações, conversando sempre com respeito e, muitas vezes, com humor.

Rua Conceição de Monte Alegre, 1578

Brooklin | CEP: 04558-040

São Paulo - SP

Instituto Casa Do Todos

WhatsApp: (11) 93471-4937

Fale Conosco

Tel: (11) 5505-093

comunica@institutocasadotodos.com

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2020 por Instituto Casa Do Todos