A supervisão da prática clínica é um dos pilares da formação em psicanálise, juntamente com a análise pessoal e os estudos teóricos, formando o chamado tripé da formação. A supervisão é um espaço para a escuta da escuta do analista. O supervisor ocupa um lugar de alteridade para o analista em formação. Como na análise pessoal, a transferência é a via possível de trabalho. A escolha do supervisor segue os mesmos princípios psicanalíticos, uma escolha singular, via transferência. A supervisão não se restringe a um ensino teórico, nem de uma técnica, mas entrelaça a prática clínica, o singular da clínica, e os estudos teóricos do campo psicanalítico. Cada analista constrói a sua clínica, que é singular, e a partir dela interroga a teoria.
Mirella D'Angelo Viviani
Educadora, psicopedagoga clínica pela Escuela de Bueno Aires, Arte-terapeuta, Terapeuta Transpessoal (DEP - Dinamica Energetica do Psiquismo), membro do Colégio Internacional de Terapeutas (Jean-Yves Leloup), Fundadora e Coordenadora Clínica do Instituto Casa do Todos, Pedagoga Social. Professora convidada para ministrar aulas no Centro Estudos Psicanalíticos, autora dos livros "Si Brinca", "Outros de Mim", "Abraço" e "Acordando Sonhos".
Carmela Negrão
Médica pela Escola Paulista de Medicina (atual Unifesp); especializada em Homeopatia, Acupuntura e Medicina Antroposófica. Experiência de 15 anos no Instituto Casa do Todos no acompanhamento de pacientes psiquiátricos. Prescritora de cannabis medicinal cadastrada na ABRACE
José Waldemar Thiesen Turna
Psicólogo. Psicanalista coordenador e professor do núcleo de psicanálise e psicoses do CEP (Centro de Estudos Psicanaliticos). Supervisor clínico de serviços de atendimentos especiais no Município de São Paulo (CRAS, SEAS e Abrigo Infantil). Mestre em Psicologia Clínica pela PUC - SP e autor do livro "Atendimento psicológico às dependências químicas" ed. Zagodoni..
CONHEÇA NOSSO CALENDÁRIO
Confira os próximos eventos do Centro de Estudos e já deixe
anotado na sua agenda!